aprender

A necessidade de aprender jamais se esgota!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Democracia

Ser democrático é tão dificíl quanto ser pessoa???
O direito à democracia precisa ser preservado em todas as instâncias da vida; caso contrário a vida será apenas enfandonha!!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aula

Surpreendente!!
Os alunos dos 1° anos não possuem Blog. Agora, estão criando um e posteriormente o usarão para atividades extra sala de aula.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Plano de aula


 Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Tema: Trabalhando com blogs
Conteúdos: Quais são as principais temáticas abordadas pelos jovens nos blogs?
Público-alvo: 1° ano do Ensino Médio
Duração: 3 aulas
Pré-requisitos em termo de competências desenvolvidas pelos alunos: conhecer sites de relacionamentos.
Objetivos:

  • Conhecer as diferentes linguagens
  • exercitar a leitura
  • Ter conhecimento sobre blog
  • reconhecer a internet como um caminho para conhecimento
  • verificação estatística do temas abordados

Desenvolvimento

Primeiro momento: aula expositiva sobre os sites de relacionamentos;
Segundo momento: Os alunos deverão acessar os blogs de amigos e colegas com objetivo de conhecer os textos postados.
Terceiro momento: criar blog para os alunos que não possuem.
Quarto momento: sistematização das principais temáticas abordadas nos blogs;( estatística e gráfico; escrita de texto)
Quinto momento: socialização dos dados levantados;


Recursos
  • laboratório de informática
  • escrita de texto no BrOfice
  • pen drives
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade. A Professora deverá observar a participação dos alunos e sua colaboração para a produção individual.

Porquês

Você erra os porquês simplesmente porque nunca deu muita atenção a eles. O uso é muito simples. Lendo esta seção, você vai entender por que os porquês não são — nem de longe — um bicho de sete cabeças.
Uso dos porquês – Para nunca mais esquecer!!!!!!!!
Por que

Pode ser usado com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, e trata-se da junção da preposição por + o pronome interrogativo que:

Exemplos: Não sei por que não quis ficar até mais tarde.
Por que ficar até mais tarde?

Ainda pode ser
empregado quando se tratar da preposição por + pronome relativo que e, neste caso, será relativo à “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais” ou ainda “para que”:

Exemplos: A rua por que passei ontem não era parecida com essa!
Quando votarmos, que seja por que nos próximos anos possamos ver mais obras.


Por quê


O uso do por quê é equivalente ao “por que”, porém, é acentuado quando vier antes de um ponto, seja final, de interrogação ou exclamação:

Exemplos: Ficar na festa até mais tarde, por quê?
Não sei por quê.

Porque

O termo porque é uma conjunção causal ou explicativa e o seu uso tem significado aproximado de “pois”, “já que”, “uma vez que” ou ainda indica finalidade e tem valor aproximado de “para que”, “a fim de”.

Exemplos: Vou fazer mais um
trabalho porque tenho que entregar amanhã. (conjunção)
Não faça mal a ninguém porque não façam a você. (finalidade)

Porquê

Quando aparece nessa forma o porquê é um substantivo e denota o sentido de “causa”, “razão”, “motivo” e vem acompanhado de artigo, adjetivo ou numeral:

Exemplos: Diga-me o porquê de sua contestação.
Tenho um porquê para ter contestado: meu cartão bancário foi clonado.

o que é hipertexto


Hipertexto – conceituação


O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Também está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas, ainda, permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível.(www.infoescola.com)
Os sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita; esse processo de descoberta e encontro com muitas informações é que impressiona e atrai os alunos.
Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse; para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos. (www.unicamp.br)
O hipertexto, sem dúvida alguma, é uma ferramenta que ajuda ao professor a auxiliar os alunos a sanarem as dúvidas e desenvolverem o hábito de estudarem sozinhos; uma vez que um termo no texto base leva a outro texto e assim sucessivamente.

experiencia de navegação


Relato da experiência de navegação

A experiência de navegar para compreender o tema proposto - hipertexto foi, sem dúvida, enriquecedora. Clicando nos links, durante a leitura, obtive acesso à diversas informações sobre o conceito de hipertexto, o que enriqueceu e facilitou minha pesquisa sobre o tema.
Navegar pelos diversos links conhecendo, linguagens variadas, constitui algo interessante, uma vez que conhecemos visões e visões à respeito das temáticas. Como é de praxe fazer navegações não me perdi durante a leitura, pois clicando na seta que há na barra de ferramentas do navegador, consegui retornar com facilidade . Certamente, navegar em busca desta temática ou qualquer outra é um fator de motivação para interação e formação de conhecimento; uma vez que são ações aumentam o nível de conhecimento com o texto e as demais possibilidades de leitura que são oferecidas; além, é claro de exigir uma maior concentração e engajamento com o material a ser explorado.
O Hipertexto é um ótimo recurso para o trabalho com os alunos. Sabemos que na maioria das vezes nossos alunos possuem dificuldades de compreender os conteúdos através de leitura de textos por não compreender algumas palavras que ali aparecem, o acesso ao significado destas palavras através de dicionários, enciclopédias, textos de outros livros, não desperta o interesse do aluno; ele deixa de procurar de solucionar sua dúvida através da pesquisa ora por preguiça ora por falta de recursos. Sabendo destas dificuldades e tendo disponível em mãos o recurso do hipertexto conseguimos trabalhar com mais facilidade.
Essa atividade foi vantajosa, pois os alunos estabelecem contato constantemente com os hipertextos.